Localizado no centro da cidade do Porto, o projeto de paisagismo do edifício EMPORIUM corresponde a uma área de cerca de 817 m2 de coberturas verdes intensivas num edifício de habitação requalificado.
Sobre a garagem do edifício, num pátio localizado no centro do complexo habitacional, se desenvolve o jardim principal, composto por muros com diferentes alturas construídos sobre o sistema de cobertura verde. Estes muros originam diferentes cotas de jardim onde são plantadas espécies rastejantes e decumbentes e, pontualmente, árvores de grande porte. Um caminho principal passa pelo meio do jardim, proporcionando a quem entra e sai dos apartamentos um momento de proximidade com a natureza, experiência que se estende pelo interior das casas, de onde também se pode observar a vegetação exterior.
As coberturas verdes localizadas no segundo piso são compostas por arbustos de grande porte, visíveis desde os pisos inferiores e de dentro dos apartamentos. A presença da vegetação é marcante em todos os enquadramentos de vista para o edifício a partir do pátio central.
Em todos os espaços a escolha da vegetação teve em consideração a exposição solar, a sazonalidade e as baixas necessidades de manutenção, de forma a criar espaços agradáveis e ao mesmo tempo sustentáveis.
O edifício contribuirá para a presença de vegetação numa zona da cidade dominada pela construção, trazendo os consequentes benefícios dos serviços ecossitémicos que as coberturas verdes, como uma solução com base na natureza, trazem.
Ficha técnica:
Arquitetura: Morais Soares Arquitectos
Arquitetura paisagista: Projeto e obra Neoturf
Fase: Construído
Ano: 2020