Enquadramento
A implementação de coberturas verdes e fachadas vivas (GRLF) tem vindo a ser apontada como uma das soluções capaz de mitigar e adaptar o parque edificado aos principais problemas que as cidades europeias enfrentam.
Neste projeto pretende-se desenvolver sistemas de coberturas verdes e fachadas vivas (GRLF) que façam uso da cortiça natural expandida para a conceção das camadas interiores destes sistemas. Com a incorporação de cortiça natural expandida no sistema pretende-se melhorar o desempenho ambiental e energético destas tipologias conduzindo a soluções menos impactantes do ponto de vista ambiental. A utilização da cortiça expandida deve garantir o isolamento térmico e a durabilidade pretendidos, bem como, respeitar todos os requisitos funcionais impostos a estas soluções.
Este projeto, com início em Junho de 2016, terá a duração de 36 meses e envolve duas entidades do Sistema Científico e Tecnológico (Universidade de Coimbra e o ITeCons) uma organização sem fins lucrativos (ANQIP) e uma entidade empresarial (Neoturf). A Universidade de Coimbra como entidade de referência no ensino superior e na I&DT em Portugal, possui os conhecimentos necessários para o desenvolvimento e formulação de modelos numéricos capazes de descrever o comportamento das soluções. A ANQIP, como organização sem fins lucrativos cujo objetivo é assegurar a qualidade e eficiência dos sistemas de águas prediais, contribuirá com o conhecimento e a análise crítica necessária para o desenvolvimento das camadas de filtro, retenção e drenagem de água do sistema, bem como auxiliará na implementação de sistemas de recolha de águas pluviais a partir da cobertura verde e fachadas vivas. O ITeCons como entidade do Sistema Científico e Tecnológico possui competências na área da investigação e conhecimentos técnicos vantajosos para o desenvolvimento de sistemas sustentáveis inovadores na área dos sistemas GRLF, bem como, para avaliação e estudo do comportamento dos mesmos. A Neoturf, como entidade empresarial com cerca de 18 de anos de experiência na criação de espaços verdes e aplicação de coberturas verdes possui os conhecimentos necessários em termos de utilização, manutenção e instalação destas soluções e das diferentes espécies vegetativas e substratos.
Principais objetivos
Atividades do Projeto
Instituições participantes
Universidade de Coimbra
ANQIP
ITeCons
Neoturf
Nº Projeto:
POCI-01-0145-FEDER-016852
Data de início:
01/06/2016
Data de fim:
01/06/2019
Montante financiado:
159.996,00 €
Montante de investimento:
161.996,00 €